terça-feira, 6 de novembro de 2012

FRANK VIOLA: "O CONCEITO MODERNO DE IGREJA É UMA CAMA PROCRUSTIANA"


          "Na mitologia grega, um homem chamado Procrusto possuía uma cama mágica que tinha a propriedade singular de sempre corresponder ao tamanho da pessoa que se deitasse sobre ela. No entanto, por trás daquela 'mágica' havia um método não muito sofisticado para tornar possível à cama possuir tal propriedade. Se a pessoa deitada sobre a cama fosse muito pequena, Procrusto esticava os braços e pernas dela até corresponderem ao tamanha [o] da mesma. Se a pessoa fosse muito grande, Procrusto cortava fora os braços e pernas da pessoa fazendo-a caber exatamente no tamanho da cama.   
           O conceito moderno de igreja é uma cama procrustiana. Quando as Escrituras não se encaixam no tamanho da igreja institucional, uma de duas coisas acontece: ou elas são amputadas ou são esticadas até preencherem toda a fôrma. E a abordagem de estudo bíblico do tipo 'recorta-e-cola' facilita muito este processo tornando possível que se arranque das Escrituras (trocadilhos à parte) sempre aquilo que convém. Pinçamos vários versículos de seus contextos históricos ou cronológicos e depois os justapomos para criar uma doutrina ou legitimar uma prática. Em contrapartida, a narrativa cronológica proporciona um maior controle de nossa interpretação das Escrituras previnindo-nos contra o hábito de recortarmos e colarmos versículos aleatoriamente adequando assim a Bíblia às nossas ideias pré-concebidas.
         O fato é que muitas de nossas práticas eclesiásticas atuais carecem de mérito bíblico. Elas são práticas inventadas por homens e que antagonizam a natureza orgânica da igreja. Pois elas não refletem o desejo de Jesus Cristo, nem expressam sua primazia, nem tampouco espelham sua gloriosa pessoa (coisas para as quais a igreja existe!). Em vez disso, elas entronizam ideias e tradições de homens. E, como resultado, descaracterizam a expressão natural da igreja. Mesmo assim, justificamos tais práticas através de nossa hermenêutica do 'recorta-e-cola'".

VIOLA, Frank. "Reimaginando a Igreja: Para quem busca mais do que simplesmente um grupo religioso". 1. ed. Brasília - DF: Palavra, 2009, p.43.

Nenhum comentário: