quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ESBOÇO DO SERMÃO: VIRTUDES QUE DESTACAM O CARÁTER DO VERDADEIRO CRISTÃO

Por
Marcelo de Oliveira e Oliveira

Texto Bíblico: Gálatas 5.16 - 23


I. CONSIDERAÇÕES GERAIS

1. Autor: Apóstolo Paulo, servo de Jesus Cristo (Gl 1.1).
2. Destinatário: As igrejas gentílicas situadas na região da Ásia Menor, na Galácia (Gl 1.2).
3. O problema da igreja: O ensino judaizante estava, precocemente, dominando os gálatas (Gl 1.6-10).
4.  A solução: O apóstolo refaz, com os gálatas, o caminho do ensino do Evangelho. Uma espécie de reminiscência: Paulo x Pedro (Cap. 2); Fé e Obediência (Cap. 3); Lei e Promessa (Cap. 3); Afiliação dos gálatas (Cap. 4.1-7); Sara e Hagar, e o chamado para a liberdade (Cap. 4.21-31).

II. QUESTÕES DOUTRINÁRIAS (CAP. 5)

1. A tradição judaica não pode ser alçada sobre a liberdade cristã: Recuar para Lei é retroceder no Evangelho (v.4).
2. A liberdade cristã não é para satisfazer desejos "carnais"; a liberdade é para servir o próximo (v.13).
3. O que importa para a vida cristã é "a fé que age pelo amor" (v.6).
4. Aqui, o apóstolo Paulo estabelece duas imagens que remontam esta guerra entre o "si mesmo [carne]" e o "servir o próximo: CARNE [do gr. σαρκός, sarkós]1, aqui, significa a natureza não regenerada. É o ser humano, segundo John J. Pilch, fraco, materialista, soberbo, autoconfiante (vv.19,20);2 ESPÍRITO [do gr. πνεύματικός, pneumatikós] o homem espiritual (bom ou mau).3 É a ualidade ou caráter do Espírito que reflete a essência consciente e solícita do Evangelho no indivíduo (vv.22,23).
5. O verbo "andai" ou "vivam" [no gr. περιπατειτε, peripateite - dirijo minha vida, vivo], no versículo 16, está no tempo presente evocando uma linha de conduta permanente e um estilo de vida completo na perspectiva do Evangelho e na liberdade do Espírito. Não é apenas uma ato isolado ou individual da pessoa.4

III. QUESTÃOS APLICATIVAS [DIZER X FAZER]

1. Viver no Espírito é viver rejeitando qualquer tradição humana que venha cobrir a liberdade e a infinitude do Espírito. Pois Ele sopra onde quer!
2. Vivendo em Amor mútuo. Não se degladiando uns com os outros.
3. O fruto do Espírito é a manifestação da fé viva que age pelo amor.
4. O fruto do Espírito reflete o caráter verdadeiro do discípulo de Cristo.
  
NOTAS
1 TAYLOR, W. C. Dicionário do NT Grego. 10. ed. Rio de Janeiro: Imprensa Batista Regular, 2001, p.196.
BERGANT, Dianne; KARRIS, Robert J. (Org.) Comentário Bíblico: Evangelhos e Atos, Cartas e Apocalipse. Volume 3. 3. ed.São Paulo: Edições Loyola, 2001, p.242.
3 TAYLOR, W. C. Dicionário do NT Grego. 10. ed. Rio de Janeiro: Imprensa Batista Regular, 2001, p.178.
BERGANT, Dianne; KARRIS, Robert J. (Org.) Comentário Bíblico: Evangelhos e Atos, Cartas e Apocalipse. Volume 3. 3. ed.São Paulo: Edições Loyola, 2001, p.242.

Obs: Sermão pregado no culto semanal da CPAD, no Auditório Nels Nelson, no dia 22 de Agosto de 2012.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Indelicadezas!


Por

Liesel Hoffmann

        Como posso explicar o prazer que algumas pessoas sentem em derrubar a felicidade dos outros? Algumas pessoas parecem amar a sensação de destruir a felicidade alheia. 

       Hoje presenciei no metrô uma situação tão constrangedora que não tive como não intervir. Enquanto aguardava o metrô em Alexanderplatz uma garota aguardava ansiosamente algo mais que a composição. Quando vi um rapaz subindo as escadas da estação, e ela se dirigindo alegremente a ele. Vieram caminhando e pararam na minha frente. Não tive como não ouvir a conversa de ambos. Ela o aguardava para mostrar o novo corte de cabelo. Ela era muito bonita, com cabelo curto, vermelho (quase igual ao meu) e minissaia preta. Estava realmente linda, mas o namorado parece não ter gostado. Quando se viram ele perguntou de pronto: o que você fez no seu cabelo? Ela percebeu o tom ríspido na palavra dele, mas mesmo assim ainda arriscou dizer: você gostou? Ele: "claro que não, você está parecendo um homem, e eu não quero homens, quero mulheres. Não sei que prazer é esse que vocês sentem em cortar o cabelo igual a um homem, vocês são ridículas". Disse isso e virou as costas e foi embora. 

       O estrago não foi pior porque a estação estava vazia! Além da garota havia apenas uma senhora que não deve ter prestado a atenção no que aconteceu e eu, que estava quase ao lado deles. A garota começou a chorar em plena estação. Não consegui resistir e me aproximei dela. Disse que se chamava Kirsten e que havia combinado de passar o dia com o namorado, para comemorar o 1° aniversário de namoro. Nem devo dizer que a comemoração estava totalmente acabada ali mesmo. Não sabia o que dizer à garota. Já fui vítima de indelicadezas parecidas, mas nenhuma tão grosseira como essa. Disse apenas para ela não se importar, pois ela estava linda, e com certeza muita gente havia achado isso, também. A moça me sorriu e disse que havia gostado tanto do novo visual, disse que antes tinha o cabelo comprido e loiro. Pensou que o namorado gostaria, mas se enganou. 

      Ele tem o total direito de não gostar, claro. Mas não tem nenhum direito de estragar a alegria de outras pessoas. Principalmente da garota que ele diz amar. Por que as pessoas são tão indelicadas assim? Já tive situações em que tive de elogiar visuais de amigos que eu simplesmente considerei estranhíssimos. Mas quem sou eu para estragar a felicidade alheia? 

      Penso que eu nunca devo ser portadora de tristeza, ou motivo de chateação pra alguém. Se eu não puder ser motivo de alegria, então que nao seja motivo de nada. mas nunca de tristeza!