sexta-feira, 29 de junho de 2012

UM COMUNICADO AOS MEUS CAROS LEITORES!

Prezados amigos e irmãos,

Paz e Bem!

       Como o que escrevo, escrevo-lhes porque é do coração. Me vejo forçoso a comunicar que passarei por um período "sabático", ou seja, férias. Todo esse mês de Julho não publicarei nenhum texto, pois guardo comigo uma resolução: férias é um período que procuro me dedicar a contemplação, a minha esposa e amigos. 
      Portanto, se for a vontade do Eterno estarei de volta no dia 01/08/2012. Que Ele, o Eterno, continue a ser o Esteio e o Tudo em vossas vidas.

      Nele, que trabalha, mas permite o descançar para a preservação da humanidade que ainda há em nós!

Marcelo de Oliveira e Oliveira
Rio de Janeiro, RJ.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

RIO + 20: DE ALGUNS OU DE TODOS?

Não é surpresa para ninguém o fiasco da RIO +20. E por um motivo simples: toda e qualquer decisão da cúpula é pensando no homem; é antropocêntrica. Nessa afirmativa, tenho de concordar com o teólogo Leonardo Boff, quando na Cúpula dos Povos reverberou: “não podemos pensar em desenvolvimento cujo elemento central é o homem”. Além do ser humano, há outros seres que participam do ciclo da vida na Criação.
No mundo contemporâneo, pensar no homem significa pensar com as categorias plenamente econômicas. Na verdade o que se chama de “Desenvolvimento Sustentável” é desenvolvimento com categorias do velho pensamento: o bem estar humano. Mas com a desculpa de bem estar humano, o poder econômico continua nas mãos de pouco. O trabalhador continua num regime de escravidão legal, pois ele vende o maior tempo de sua vida para ganhar salário indigno; apenas para sobreviver e dar o tempo que lhe sobra para a sua família.
Tudo é justificável para extrair a matéria prima da Terra sem a preocupação de repor. Com esse pensamento conseguimos destruir a beleza que Deus criou, e afundar-se mais ainda na insanidade de desenvolvimento econômico à custa dos maiores vitimados da máquina giratória: os explorados trabalhadores e a natureza.
O Sistema em que vivemos é perverso; o governo é injusto; o mundo é injusto. Todos pensam em si, e não no todo. É por isso que mais do que nunca precisamos ouvir o grito da Criação ecoado na voz do apóstolo Paulo: “a Criação geme como quem tem dores de parto”. O planeta está gritando, não aguenta mais o ser caído habitando sobre ele. Só resta-nos prostrarmos diante de Deus e confessarmos: somos egoístas, não amamos Deus, nem muito menos a sua bela Obra.
Quem sabe ao nos arrependermos, sinceramente, alguns de nós abriremos o caminho para engajarmo-nos, de fato, no Mandato Cultural conclamado pelo Criador, lá, no Éden: “Cultivem e arem a Terra”.
Ainda que a RIO+20 foi apenas de alguns, podemos transformá-la na RIO de todos. Na RIO da consciência, do respeito, do amor e de um grande pacto de esperança entre homens e mulheres conscientes à Casa que Deus nos permitiu morar. Mas não exita, em nenhum momento, pedir a sua conta cedo ou tarde. 

M.O.O.
Rio de Janeiro, RJ.