domingo, 19 de novembro de 2017

POR UMA TEOLOGIA DO CORPO

Por Marcelo Oliveira de Oliveira

Estou preparando uma exposição sobre a moralidade cristã e me peguei meditando sobre a gravidade da ausência de uma reflexão bíblica acerca da Teologia do Corpo no meio evangélico. Infelizmente, nossos adolescentes, jovens e adultos (por que não dizer: até mesmo os idosos, pois muitos deles também têm vida sexual...) estão sendo presas fáceis para serem desconstruídas pela cultura sexual descartável presente em nossa sociedade. 

Abaixo, um rabisco inicial do que apontei para criar o esqueleto da exposição:


1.    O corpo é tão sagrado e tão valorizado por Deus que Ele o ressuscitará quando do advento da Parousia.

2.      O corpo do crente tem uma relação direta com o Espírito Santo ao ponto de que somos chamados “Templo do Espírito Santo”.

3.     Uma síntese: Se escatologicamente o corpo do crente é destinado à ressurreição, no tempo presente ele é o templo, a habitação do Espírito Santo.

Quantas implicações essa teologia, à luz de 1 Coríntios 6.12-20, traz, ou deveria trazer, para a nossa vida hoje?!

É preciso construir com urgência uma consciência teológica e popular (que honre a Deus e as Escrituras) acerca do corpo a fim de munir, principalmente, os adolescentes e os jovens, e potencializar a capacidade discernir a vontade de Deus nesta área da vida tão importante nos adultos e idosos, a fim de não tornar nossos corpos elementos descartáveis num tempo de relacionamentos predominantemente hedonistas e materialistas. 

A Palavra de Deus é a filosofia plena para a arte do bem viver. Nesse aspecto, uma teologia bíblica que leve em conta os modernos desafios da sexualidade cristã nos ajuda a remar contra a maré da cultura do sexo sem compromisso, e por isso, descartável.

Também deixo como dica três obras que serão as referências dessa exposição sobre a teologia do corpo:

·         A Teologia do Corpo: o Amor Humano no Plano Divino, Aletheia Editores <Clique aqui para conhecer melhor a obra>;
·         A Vida Sexual dos Solteiros e Casados de João Mohana, Edições Loyola <Conheça melhor a obra clicando aqui>;
·         Cristianismo Puro e Simples (Livro III – Conduta Cristã / Moralidade Cristã) de C. S. Lewis, editora Martins Fontes <Clique aqui e conheça a obra>;