Vivemos num tempo de avanço tecnológico e de multiplicação das
informações em distintas áreas do conhecimento. Basta um computador conectado à
internet e, pronto: um mundo outrora desconhecido agora se abre para você. Possivelmente,
o seu aluno conhece o assunto a ser lecionado nesta semana. Certamente ele pesquisou
muita coisa em livros e na internet. E pode ter acumulado até mais informação
que o conteúdo preparado para a sua aula. Este é o nosso mundo globalizado!
Nesta lição, o nosso desafio é explicar como se pode relacionar o dom
ministerial de mestre com as urgências existenciais dos dias contemporâneos.
Não por acaso, ela abre o tema analisando o ministério do ensino em Jesus de
Nazaré. O mestre da Galileia era “antenado” com as circunstâncias sociais,
políticas e espirituais do seu tempo. Com propriedade, Jesus ensinou sobre a política,
as prevenções contra o materialismo e confrontou os discípulos a respeito do verdadeiro
sentido da vida humana. Levando sempre uma proposta de vida segundo a
perspectiva do Reino de Deus. É a urgência da tarefa de todo educador cristão:
levar os alunos a pensarem as demandas da existência à luz do Evangelho e
segundo os aspectos positivos e negativos do Reino de Deus (Mt 5―7).
Preeminência
do ministério do mestre
Podemos afirmar historicamente que, logo após a
morte dos santos apóstolos, as testemunhas da ressurreição do Senhor, os
mestres eram líderes chaves na comunidade antiga, assim como os profetas, os evangelistas
e os pastores. Ao ponto de a Biblia registrar a exortação apostólica: “Os
presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra,
principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina” (1 Tm 5.17). Os
presbíteros que se dedicavam ao exame da Palavra de Deus eram estimados por
duplicada honra porque eles se afadigavam dia e noite para compreender os
mistérios divinos (Rm 12.7). A mensagem do Reino tinha de fazer sentido na vida
dos cristãos de outrora.
Caro professor, o Pai concedeu o
dom ministerial do mestre para a sua Igreja atingir a estatura de Cristo em sua
plenitude. Portanto, estude, persista em ler e reflita acerca da fé; não se esqueça
de que os nossos alunos devem enfrentar as questões da vida sob o prisma da
mensagem do Reino de Deus. E você professor, é um instrumento essencial nesse
processo de formação cristã (Texto publicado na
Revista Ensinador Cristão, CPAD, nº 58, p.39).