sexta-feira, 24 de agosto de 2012

CARTA A UM AMIGO

Caro Amigo,

Paz e Bem!

Escrevo-lhe como irmão e amigo em Cristo. Pois o momento que você está passando é semelhante ao que eu passei. Medo, angústia, insegurança e a sensação de impotência abalam o nosso emocional deixando o psicológico em frangalhos.
Amigo, nessas horas o mais importante é você compreender o processo psicológico que desencadeou na sua alma e no seu inconsciente. É confessar para você mesmo, e diante de Deus, o quanto está aflito e desamparado. Saber que nesse processo a ajuda virá a partir do reconhecimento que você fará dos seus medos, angústias e impotências.
O medo que você sente é de infartar? Quando começa lhe dar sensações e sintomas típicos do infarto, você começa ficar nervoso pensando que não conseguirá chegar a tempo no hospital? O aparelho de medição da pressão arterial se tornou o seu companheiro inseparável? Se as respostas a essas perguntas forem sim, estamos mais próximos do que nunca. Pois foram exatamente esses sintomas que me atacaram o corpo, mas, acima de tudo, o meu psicológico.
Envio-lhe essa pequena mensagem somente para lhe dizer que você não está sozinho nessa questão. Eu passei, e ainda estou em tratamento, milhares de pessoas passaram, e continuam nesse processo pós-traumático.
Amigo, busque ajuda espiritual. Mas busque a médica também. Você pode começar meditando no Salmo 23.4 – que foi um bálsamo nas crises mais difíceis que vieram sobre mim:

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mau algum, porque tu estás comigo.

Ainda, medite no Salmo 38. Ali, é exposta a dor e aflição na alma do salmista, mas ele espera o auxílio do altíssimo. Se lance para Deus e para as pessoas que te amam. Deixe a vergonha de lado e chore quando tiver que chorar, pois nessas horas não há melhor remédio que o choro. Ele faz extravasar a nossa emoção retida. Jamais retenha a sua emoção, exponha-a. Em primeiro lugar para Deus e depois para a pessoa que você ama. Não esqueça que ela está sofrendo ao lhe ver sofrer.
    E "não tente consertar o mundo. Você precisa consertar o seu primeiro”. Esse foi um precioso conselho da minha cardiologista.

Amigo, estou orando por você! E desejo-lhe uma vida saudável.

Em Cristo,

M.O.O
Rio de Janeiro - RJ.

Em tempo: Esse texto não pretende oferecer qualquer orientação de cunho médico ou psicológico, devendo o leitor que se identificar com os sintomas descritos procurar uma assistência especializada.

2 comentários:

Joao Cruzue disse...

.

Parabéns pelo Blog, Marcelo.

Vim para retribuir, e dar graças a Deus pelo seu trabalho.

A paz de Cristo,

João Cruzué


Marcelo Oliveira de Oliveira disse...

Caro irmão João Cruzué,

Seja muito bem vindo! Fiquei encantado com as suas crônicas. Deus lhe abençoe.

Um abraço,

M.O.O.
Rio de Janeiro, RJ.